segunda-feira, 16 de maio de 2011

Racha o vime em 4 partes iguais

2 comentários:

  1. Ola amigo. Moro no Brasil e estou aprendendo a trabalhar com vime. Gostaria que me ajudasse em algo que tenho dificuldade. Fiz uma rachadeira para cortar o vime em partes iguais como na foto mas não estou conseguindo. Quando começo a rachar o vime ele se quebra antes de chegar ao final. Se puder me dar uma dica de como rachar o vime, eu agradeceria muito. Por favor me ajude.
    Gostei muito do blog, está realmente de parabéns. Desejo muito sucesso com seu blog.
    Até mais.

    ResponderEliminar
  2. Resposta de José Domingos:
    Provavelmente cada artesão usará a forma que achar mais adequada para rachar o vime, verga de salgueiro ou outro tipo de astes ou caules que possam ser usados nos empalhamentos. Eu normalmente racho o vime em tres partes, pois é essa a maneira mais fácil de executar esta tarefa. Para que o vime não se parta ao ser rachado e as tres partes fiquem com uma espessura homogénia deve ser colucado na água durante algum tempo. Posteriormente o vime rachado é transformade em liaça, usando para o efeito uma máquina propria. Se o vime rachado ter um diametro reduzido tambem pode usar um canivete para fazer a liaça.

    ResponderEliminar